Quando estudamos as Constelações Sistêmicas muitos perguntam: é possível fazer constelações sistêmicas com equipes de trabalho, ou seja, os membros da equipe podem participar e/ou assistir uma constelação feita para os problemas e questões da própria equipe.
Como tudo nas constelações a primeira reposta é “depende”. Para mim, como curioso e impulsivo eu diria: pode sempre! ou então: por que não?
Entre os relativistas e o meu positivismo ingênuo há os conservadores e puristas que diriam que não se pode ou não se deve…
Por que essas divergências? Por que essa forma de atuar é quase um tabu entre os consteladores?
As respostas são várias. Enumeremos algumas delas: medo de trabalhar para um grupo ou mais de um cliente ao mesmo tempo; medo de revelar questões que agravem os conflitos/divergências dentro da equipe; a definição da questão que será trabalhada pela equipe é complicada; falta de vivência em e com as empresas e organizações; originalmente a técnica das constelações não contemplava trabalhos para grupos…usando grupos.
A verdade é que qualquer sistema pode ser constelado (talvez não se deva, mas essa é outra história). Do sistema molecular ao sistema solar, do sistema corporal ao sistema social humano.
Tudo absolutamente tudo está inserido num sistema, ou melhor, em vários e vários sistemas, centenas, milhares deles. São conjuntos dentro de conjuntos, numa sucessão sem fim. Concluindo, se são sistemas podem ser constelados!
Então se uma pessoa é um sistema (o corpo humano é um sistema) ela também é elemento de um ou vários sistemas. E cada sistema que contém a pessoa, também, é elemento de um ou outros vários sistemas.
Uma equipe (conjunto de pessoas que executam uma ou mais tarefas), então, é elemento e é sistema ao mesmo tempo. Sendo elemento têm em seu organismo questões intrínsecas a ela e nas relações com outros elementos ou sistemas. As equipes, em fim, são um holograma perfeito da empresa ou organização que compõe.
O corpo humano não é composto de organizações complexas de células especializadas para nos dar vida, e, sim, o nosso corpo foi se desenvolvendo/criando para manter a vida desse complexo sistema de células; dentro dos vários contextos que o continham.
No mesmo sentido as empresas e organizações são organismos criados para manter viva a missão e objetivos primordiais que deram impulso a sua criação.
As equipes são células especializadas em executar tarefas que tem como missão manter viva a empresa ou organização. Na minha opinião elas podem e devem ser alvo de constelações sistêmicas.